Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 3 de agosto de 2013

Buika põe dose mais forte de latin jazz no flamenco de álbum globalizado

Resenha de CD
Título: La noche más larga
Artista: Buika
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * * *

Sensação do universo pop em 2006 quando lançou seu álbum Mi niña sola com distribuição da Warner Music, a cantora e compositora espanhola (de ascendência africana) Concha Buika logo delineou sua identidade com azeitada fusão de flamenco, jazz e ritmos latinos, sobretudo os de Cuba (tanto que a artista chegou a gravar disco, El último trago, com o pianista cubano Chucho Valdés). A mistura ganha dose um pouco mais forte de jazz no quarto álbum solo de Buika, La noche más larga. Tal pitada adicional de jazz é sentida, por exemplo, no sabor da releitura de Siboney - o clássico de 1929 de autoria do compositor cubano Ernesto Lecuona (1895 - 1963) - e na salutar conexão de Buika com o guitarrista norte-americano de jazz Pat Metheny, convidado da balada No lo sé (Buika). De repertório globalizado, La noche más larga apresenta cinco composições da lavra da artista entre suas 12 músicas, sendo que Sueño con ella é o destaque absoluto nessa seara autoral. Contudo, La noche más larga põe mais foco na intérprete. E é na abordagem de temas alheios que Buika reitera sua personalidade. Mesmo que cante em inglês sem a naturalidade com que interpreta em espanhol, a tradução de Don't explain (Billie Holiday e Arthur Herzog Jr.) - sucesso da cantora norte-americana de jazz Billie Holiday (1915 - 1959) em 1946 - para o idioma do flamenco atesta essa personalidade singular de Buika. A cantora também gasta (bem) seu francês para reler o clássico Ne me quitte pas (Jacques Brel, 1959) em clima de latin jazz num registro surpreendente. No espanhol nativo, a cantora rebobina um clássico do cantor e compositor argentino Fito Paez, Yo vengo a ofrecer mi corazón (1985), com a dose mais forte de jazz que pontua La noche más larga. De todo modo, aquela Buika de canto mais caliente também aparece plena no álbum, sobretudo em La nave del olvido (1970), tema do compositor argentino Dino Ramos (???? - 1984). Gravado nos Estados Unidos, entre Miami e Nova York, La noche más larga é álbum que expande a mistura de Concha Buika - produtora do CD - sem alterar substancialmente seu delicioso sabor original.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Sensação do universo pop em 2006 quando lançou seu álbum Mi niña sola com distribuição da Warner Music, a cantora e compositora espanhola (de ascendência africana) Concha Buika logo delineou sua identidade com azeitada fusão de flamenco, jazz e ritmos latinos, sobretudo os de Cuba (tanto que a artista chegou a gravar disco, El último trago, com o pianista cubano Chucho Valdés). A mistura ganha dose um pouco mais forte de jazz no quarto álbum solo de Buika, La noche más larga. Tal pitada adicional de jazz é sentida, por exemplo, no sabor da releitura de Siboney - o clássico de 1929 de autoria do compositor cubano Ernesto Lecuona (1895 - 1963) - e na salutar conexão de Buika com o guitarrista norte-americano de jazz Pat Metheny, convidado da balada No lo sé (Buika). De repertório globalizado, La noche más larga apresenta cinco composições da lavra da artista entre suas 12 músicas, sendo que Sueño com ella é o destaque absoluto nessa seara autoral. Contudo, La noche más larga põe mais foco na intérprete. E é na abordagem de temas alheios que Buika reitera sua personalidade. Mesmo que cante em inglês sem a naturalidade com que interpreta em espanhol, a tradução de Don't explain (Billie Holiday e Arthur Herzog Jr.) - sucesso da cantora norte-americana de jazz Billie Holiday (1915 - 1959) em 1946 - para o idioma do flamenco atesta essa personalidade singular de Buika. A cantora também gasta (bem) seu francês para reler o clássico Ne me quitte pas (Jacques Brel, 1959) em clima de latin jazz num registro surpreendente. No espanhol nativo, a cantora rebobina um clássico do cantor e compositor argentino Fito Paez, Yo vengo a ofrecer mi corazón (1985), com a dose mais forte de jazz que pontua La noche más larga. De todo modo, aquela Buika de canto mais caliente também aparece plena no álbum, sobretudo em La nave del olvido (1970), tema do compositor argentino Dino Ramos (???? - 1984). Gravado nos Estados Unidos, entre Miami e Nova York, La noche más larga é álbum que expande a mistura de Concha Buika - produtora do CD - sem alterar substancialmente seu delicioso sabor original.