Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 18 de maio de 2013

Viagem 'vintage' do duo She & Him atinge a perfeição pop em 'Volume 3'

Resenha de CD
Título: Volume 3
Artista: She & Him
Gravadora: Merge Records / Lab 344
Cotação: * * * * *

Houve um tempo - entre a segunda metade dos anos 50 e a primeira metade dos anos 60 - que, a despeito de toda a revolução provocada pelo rock'n'roll, o universo pop conspirava a favor de canções melodiosas e vocais harmoniosos. O duo norte-americano She & Him promove irresistível viagem a esse tempo em seu terceiro álbum autoral, Volume 3, lançado em escala mundial neste mês de maio de 2013 e já disponibilizado no Brasil pelo selo carioca Lab 344. Trata-se do melhor disco do duo formado pelo músico M. Ward - produtor do CD gravado entre Los Angeles (EUA), Nova York (EUA) e Portland (EUA) - com a atriz, cantora e compositora Zooey Deschanel. A atmosfera vintage do som da dupla se refina no sucessor de Volume 1 (2008), Volume 2 (2010) e do álbum natalino A very She and Him Christmas (2011). É uma viagem feita com leveza, com certa melancolia - detectada de cara em temas como Turn to white (Zooey Deschanel), faixa pontuada pelo ukelele tocado por Deschanel - e com harmonia musical que salta aos ouvidos na disposição dos vocais da delícia pop I've got your number, son (Zooey Deschanel), de Somebody sweet to talk to (Zooey Deschanel), de Snow queen (Zooey Deschabel) e de Baby (Jeff Barry, Ellie Greenwich e George Morton), inspirado cover do repertório da cantora e compositora norte-americana Ellie Greenwich (1940 - 2009). Faixa em que o guitarrista M. Ward se aventura como cantor, Baby se ajusta com perfeição ao espírito retrô de Volume 3 - assim como Sunday girl (Chris Stein), música lançada pela banda norte-americana Blondie em seu álbum Parallel lines (1978) e assim como Hold me, thrill me, kiss me (Harry Noble), canção composta em 1952 e gravada com sucesso pelo cantor norte-americano Mel Carter em 1965. Bem sacados, os três covers soam tão perfeitos que ratificam a intimidade natural de She & Him com o universo da música dos anos 50 e 60. Não é à toa que os vocais de Something's hauting you (Zooey Deschanel) remetem à sessentista combinação de vozes dos Beach Boys. A adequada formatação de composições como Together (Zooey Deschanel) - arranjada com metais e  suingue atípico no som de Volume 3 - importa tanto quanto a canção em si para que as faixas transportem o ouvinte para algum lugar do passado pop. Mérito do M. Ward, hábil na condução de produção de sedutor tom nostálgico. Mesmo uma faixa de voz e piano, London (Zooey Deschanel), se ambienta no clima vintage do álbum. Que não perde seu poder de sedução à medida em que avançam as 14 belas faixas formatadas em 42 minutos. Mérito de Zooey Deschanel pela composição do belo cancioneiro. Por mais que a melancolia seja traço recorrente nos versos de temas como Shadow of love (Zooey Deschanel), o som de Volume 3 é leve, geralmente solar. Tal contraste rendeu um dos grandes CDs de 2013. Disco fora de seu tempo pela escassez de melodia no atual universo pop.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Houve um tempo - entre a segunda metade dos anos 50 e a primeira metade dos anos 60 - que, a despeito de toda a revolução provocada pelo rock'n'roll, o universo pop conspirava a favor de canções melodiosas e vocais harmoniosos. O duo norte-americano She & Him promove irresistível viagem a esse tempo em seu terceiro álbum autoral, Volume 3, lançado em escala mundial neste mês de maio de 2013 e já disponibilizado no Brasil pelo selo carioca Lab 344. Trata-se do melhor disco do duo formado pelo músico M. Ward - produtor do CD gravado entre Los Angeles (EUA), Nova York (EUA) e Portland (EUA) - com a atriz, cantora e compositora Zooey Deschanel. A atmosfera vintage do som da dupla se refina no sucessor de Volume 1 (2008), Volume 2 (2010) e do álbum natalino A very She and Him Christmas (2011). É uma viagem feita com leveza, com certa melancolia - detectada de cara em temas como Turn to white (Zooey Deschanel), faixa pontuada pelo ukelele tocado por Deschanel - e com harmonia musical que salta aos ouvidos na disposição dos vocais da delícia pop I've got your number, son (Zooey Deschanel), de Somebody sweet to talk to (Zooey Deschanel), de Snow queen (Zooey Deschabel) e de Baby (Jeff Barry, Ellie Greenwich e George Morton), inspirado cover do repertório da cantora e compositora norte-americana Ellie Greenwich (1940 - 2009). Faixa em que o guitarrista M. Ward se aventura como cantor, Baby se ajusta com perfeição ao espírito retrô de Volume 3 - assim como Sunday girl (Chris Stein), música lançada pela banda norte-americana Blondie em seu álbum Parallel lines (1978) e assim como Hold me, thrill me, kiss me (Harry Noble), canção composta em 1952 e gravada com sucesso pelo cantor norte-americano Mel Carter em 1965. Bem sacados, os três covers soam tão perfeitos que ratificam a intimidade natural de She & Him com o universo da música dos anos 50 e 60. Não é à toa que os vocais de Something's hauting you (Zooey Deschanel) remetem à sessentista combinação de vozes dos Beach Boys. A adequada formatação de composições como Together (Zooey Deschanel) - arranjada com metais e suingue atípico no som de Volume 3 - importa tanto quanto a canção em si para que as faixas transportem o ouvinte para algum lugar do passado pop. Mérito do M. Ward, hábil na condução de produção de sedutor tom nostálgico. Mesmo uma faixa de voz e piano, London (Zooey Deschanel), se ambienta no clima vintage do álbum. Que não perde seu poder de sedução à medida em que avançam as 14 belas faixas formatadas em 42 minutos. Mérito de Zooey Deschanel pela composição do belo cancioneiro. Por mais que a melancolia seja traço recorrente nos versos de temas como Shadow of love (Zooey Deschanel), o som de Volume 3 é leve, geralmente solar. Tal contraste rendeu um dos grandes CDs de 2013. Disco fora de seu tempo pela escassez de melodia no atual universo pop.

lurian disse...

Apesar de incensado pelas midias, não consigo gostar...

:(

Daniel disse...

Gosto de algumas musicas, vou baixar o album todo e ver o que acho.