Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cantora do tango 'Fumando espero', atriz Sara Montiel sai de cena aos 85

Sara Montiel - nome artístico da atriz espanhola María Antonia Abad Fernández (10 de março de 1928 - 8 de abril de 2013) - talvez seja mais lembrada pelas futuras gerações como a intérprete de filmes produzidos na indústria cinematográfica do México e dos Estados Unidos. A primeira atriz espanhola a triunfar na meca de Hollywood. Contudo, Sarita Montiel - como era conhecida no Brasil a artista que saiu de cena em Madrid nesta segunda-feira, 8 de abril de 2013, aos 85 anos - foi também expressiva cantora, tendo iniciado sua carreira musical a partir do êxito de sua interpretação do tango Fumando espero (Juan Viladomat Masanas e Félix Garzo,1922) no filme El último cuplé (1957). Foi a partir dessa mítica interpretação, a propósito, que a atriz Sarita Montiel deu progressivamente lugar à cantora Sarita Montiel. Contratada pela Columbia Records, a artista gravou álbuns anuais entre 1957 e 1971, sempre priorizando os tangos e os boleros melodramáticos em seu vasto repertório. La violetera (José Padilla Sánchez, 1928) - música dos anos 20 revitalizada ao dar título a filme estrelado pela atriz em 1958 - fez grande sucesso na voz de Sarita Montiel, tanto em disco como no cinema.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Sara Montiel - nome artístico da atriz espanhola María Antonia Abad Fernández (10 de março de 1928 - 8 de abril de 2013) - talvez seja mais lembrada pelas futuras gerações como a intérprete de filmes produzidos na indústria cinematográfica do México e dos Estados Unidos. A primeira atriz espanhola a triunfar na meca de Hollywood. Contudo, Sarita Montiel - como era conhecida no Brasil a artista que saiu de cena em Madrid nesta segunda-feira, 8 de abril de 2013, aos 85 anos - foi também expressiva cantora, tendo iniciado sua carreira musical a partir do êxito de sua interpretação do tango Fumando espero (Juan Viladomat Masanas e Félix Garzo,1922) no filme El último cuplé (1957). Foi a partir dessa mítica interpretação, a propósito, que a atriz Sarita Montiel deu progressivamente lugar à cantora Sarita Montiel. Contratada pela Columbia Records, a artista gravou álbuns anuais entre 1957 e 1971, sempre priorizando os tangos e os boleros melodramáticos em seu vasto repertório. La violetera (José Padilla Sánchez, 1928) - música dos anos 20 revitalizada ao dar título a filme estrelado pela atriz em 1958 - fez grande sucesso na voz de Sarita Montiel, tanto em disco como no cinema.

EDELWEISS1948 disse...

ARTISTA DE UMA BELEZA DESCOMUNMAL. UMA VOZ LINDA. MARCOU SUA PRESENÇA NESSE MUNDO. DESCANSE EM PAZ.

Tombom disse...

Na década de 1960, quando os filmes "estrelados" por Sarita Montiel eram exibidos nos cinemas do centro de São Paulo (SP), as filas de espectadores dobravam o quarteirão... eram verdadeiros "blockbusters"... O sucesso dela, no Brasil, foi tanto, que chegou a protagonizar o filme "Samba", rodado no Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), em que canta "Na Baixa do Sapateiro", "Ninguém me ama" e vários outros clássicos da música brasileira. Grande dama, repouse em paz.