Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 3 de novembro de 2012

Zélia canta Itamar em CD que traz Martinho, Ney e inéditas do compositor

Nas lojas neste mês de novembro de 2012, em edição distribuída pela Warner Music, o CD Zélia Duncan Canta Itamar Assumpção - Tudo Esclarecido apresenta seis inéditas recolhidas no baú do saudoso compositor paulista. A Gruta da Solidão, Não É Por Aí, Quem Mandou, É de Estarrecer, Zélia Mãe Joana e a faixa-título Tudo Esclarecido são as seis inéditas do disco produzido por Kassin e gravado com participações de Martinho da Vila (na inédita É de Estarrecer) e Ney Matogrosso (em Isso Não Vai Ficar Assim, música lançada pelo compositor no álbum Sampa Midnight, de 1986). Um dos principais pilares da vanguarda paulistana dos anos 80, Itamar Assumpção (13 de setembro de 1949 - 12 de junho de 2003) tem sua obra abordada por uma cantora-fã que já havia registrado 11 músicas de autoria do compositor ao longo de sua discografia. Eis as 13 músicas de Tudo Esclarecido e, na sequência, depoimento da própria Zélia sobre a natureza do CD, arquitetado "sem pretensão didática ou cronológica":

1. Tua Boca (Itamar Assumpção)
    - Música do álbum Bicho de 7 Cabeças Vol. II (1993)
2. Cabelo Duro (Itamar Assumpção)
    - Música do álbum Isso Vai Dar Repercussão (2004)
3. Isso Não Vai Ficar Assim (Itamar Assumpção) - com Ney Matogrosso 
    - Música do álbum Sampa Midnight (1986)
4. Mal Menor (Itamar Assumpção)
    - Música do álbum Intercontinental! Quem Diria!! Era Só o que Faltava!!! (1988)
5. A Gruta da Solidão (Itamar Assumpção)
    - Música inédita
6. Quem Mandou (Itamar Assumpção e Alice Ruiz)
    - Música inédita
7. Tudo Esclarecido (Itamar Assumpção e Alice Ruiz)
    - Música inédita
8. Noite Torta (Itamar Assumpção) 
    - Música do álbum Bicho de 7 Cabeças (1993)
9. Enquanto Penso Nela (Itamar Assumpção)
    - Música do álbum Bicho de 7 Cabeças (1993)
10. Vê Se Me Esquece (Itamar Assumpção e Alice Ruiz)
      - Música do álbum Bicho de 7 Cabeças Vol. II (1993)
11. Não é Por Aí (Itamar Assumpção e Alice Ruiz)
      - Música inédita
12. É de Estarrecer (Itamar Assumpção e Alice Ruiz) - com Martinho da Vila
      - Música inédita
13. Zélia Mãe Joana (Itamar Assumpção)
      - Música inédita

Tudo Esclarecido nas palavras de Zélia Duncan: “Faz alguns anos, comecei a dizer que, um dia, gravaria um disco só de Itamar Assumpção. Ao longo do tempo e dos meus álbuns, disfarçadamente já fui fazendo isso. Ao todo, 11 faixas, espalhadas pela minha vida fonográfica, já deixavam os rastros de sua importância pra mim, até este momento. Agora, como se eu tivesse finalmente engolido a orquídea, flor que ele tanto amava, me transformo de uma vez por todas em uma daquelas do seu jardim. Nos anos 80, só pensava em ir pra Sampa, batalhar uma vaga como sua vocalista. Isso não acontece, mas eu nunca vou deixar de me sentir uma delas. Mastigo suas palavras, mais vivas do que nunca. Elas me dão nutrientes, oxigênio, pétalas, cores, perfumes e cheiros fortes de terra fértil e negra. Este é um álbum ainda mais egoísta do que os meus anteriores. Ele existe porque eu amo Itamar e ponto final. Porém, me redime, porque preciso e quero muito dividi-lo com cada incauto ouvinte que passar por aqui – que, adoraria, fossem muitos. Não há aqui nenhuma pretensão didática ou cronológica. É uma gota no oceano caudaloso e precioso de sua obra. Ney Matogrosso e Martinho da Vila me fizeram explodir de emoção nas gravações e na cumplicidade em relação à importância de ter a música de Itamar cada vez mais entre nós. Kassin e os músicos por ele escolhidos encheram de sol e som os caminhos do bendito Beleléu Assumpção. Mais do que cantora de Itamar, sou sua devotada ouvinte e aprendiz. Entre os casos esquecidos, estão as melhores lembranças. Entre as coisas perdidas, estão os melhores achados. Tudo Esclarecido".

18 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Nas lojas neste mês de novembro de 2012, em edição distribuída pela Warner Music, o CD Zélia Duncan Canta Itamar Assumpção - Tudo Esclarecido apresenta seis inéditas recolhidas no baú do saudoso compositor paulista. A Gruta da Solidão, Não É Por Aí, Quem Mandou, É de Estarrecer, Zélia Mãe Joana e a faixa-título Tudo Esclarecido são as seis inéditas do disco produzido por Kassin e gravado com participações de Martinho da Vila (na inédita É de Estarrecer) e Ney Matogrosso (em Isso Não Vai Ficar Assim, música lançada pelo compositor no álbum Sampa Midnight, de 1986). Um dos principais pilares da vanguarda paulistana dos anos 80, Itamar Assumpção (13 de setembro de 1949 - 12 de junho de 2003) tem sua obra abordada por uma cantora-fã que já havia registrado 11 músicas de autoria do compositor ao longo de sua discografia.

Natival disse...

Mauro, 'tudo esclarecido' é de Alice ruiz tb. Consta no site no seu baú de inéditas.

Chabacano disse...

Afinal desponta no horizonte o aguardado álbum (pelos fãs) da Zélia dedicado ao seu compositor favorito. Que bom que ela tem personalidade, talento e inteligência suficientes para fazer um disco tão na contramão da "fácil digestão".

Pedro Colombo disse...

Mauro,
as inéditas "Não é por aí", "Tudo esclarecido" e "É de estarrecer" são parcerias com a poeta Alice Ruiz.

Luca disse...

desculpe mas pra mim Itamar só é Itamar na voz e no arranjo dele mesmo

Mauro Ferreira disse...

Grato, Pedro e Natival. Abs, MauroF

Dan Peder disse...

Pra mim só o original tbm!


PS.: Acho a voz da ZD bem chatinha!

Douglas Carvalho disse...

Pois tá aí, já ouvi todos os discos do Itamar, tenho alguns, e prefiro muitas vezes as músicas dele nas vozes de outros cantores. Ná Ozzetti, Cássia Eller, ney Matogrosso e, claro, Zélia Duncan. Gosto das músicas do Itamar, mas acho que em suas gravações elas, quase sempre, perdem a beleza melódica. O melhor disco dele, na minha modestíssima opinião, é o que ele interpreta Ataulfo Alves.

Dan Peder disse...

"Cansei de ouvir abobrinhas, abobrinhas não!"

Wagner Hardman Lima disse...

Linda a capa e tenho certeza que esse será mais um grande disco pra entrar na lista da MPB. Zélia tem pesonalidade de sobra e bagagem p gravar Itamar com propriedade como sempre fez. Tomara que no show venha todas essas e algumas dessas 11 do decorrer da carreira fonográfica a exmeplod e Por que que eu não pensei... vou tirar seu nome do dicionário etc e tal.

Dan Peder disse...

A capa me fez lembrar a foto interna do estojo do primeiro disco da Vanessa da Mata!

Rafael disse...

A capa é legal, porém não é das mais criativas. Achei interessante ela mesclar nesse disco tanto canções clássicas de Itamar quanto músicas ainda inéditas. Isso acaba dando um tom de frescor ao disco e uma sensação de que Itamar está mais vivo do que nunca, e "compondo como ninguém".

Unknown disse...

Sobre a capa (maravilhosa por sinal): o corpo humano possui chacras. Canais onde circulam nossa energia vital. O chacra onde está a orquídea, representa a capacidade mais sutil, o entendimento e a voz.

Sobre a orquídea: leia-se Itamar, em função do significado dessa flor em sua vida. A espécie phalaenopsis, ou seja, aquela de florescimento longo.

Sobre Itamar: aquele que todos nós gostaríamos de ser um pouco. Nem que fosse por um segundo.

Sobre Zélia: absolutamente tudo esclarecido. Só quem vive sem medo do abismo pode voar tão longe e com tanta segurança.

Helena Sofia disse...

É de Estarrecer não é inédita (mas quase)! Foi gravada no álbum No País de Alice, da Rogéria Holtz :)

Daทilo disse...

Itamar é um dos compositores mais originais que temos, e Zélia é a mais apropriada para um projeto assim.

kaká disse...

EU ADORO A ZÉLIA DUNCAN E ACHO QUE NESTE NOVO TRABALHO ELA MOSTRA MAIS UMA VEZ COMO ELA SE TRANSFORMA EM OUTROS E OUTRAS. LINDO TRABALHO, ESTOU ANCIOSO PARA OUVIR, PARABÉNS ZD.

kaká disse...

LINDA VOZ ZELIA DUNCAN...

Apolo Bantuk disse...

Esse disco já é esperado a muito,,,Zélia tem esse fogo espetacular em suas escolhas para repertório...A escolha de Itamar,essa lenda viva de nossa música,não seria diferente...E com essas participações luxuosas...Uau,estou com aquela sensação gostosa de que vem coisa boa por aí...Vamos conferir!!!