Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 12 de maio de 2012

Charlie Brown faz 'Música Popular Caiçara' com energia e autenticidade

Resenha de CD e DVD
Título: Música Popular Caiçara - Charlie Brown Jr ao Vivo
Artista: Charlie Brown Jr
Gravadora: Radar Records
Cotação: * * * *

Figura controvertida na cena musical brasileira, Chorão tem levado adiante sua banda Charlie Brown Jr com valentia, sem fazer gênero ou pose.  Música Popular Caiçara - Charlie Brown Jr ao Vivo , registro ao vivo de show posto nas lojas neste mês de maio de 2012 nos formatos de CD e DVD, esbanja energia e autenticidade. Calorosa, a gravação ao vivo combina números captados em shows em Santos (SP) - terra natal do grupo que alcançou projeção nos anos 90 com sua fusão de reggae, rap e rock - e Curitiba (PR). A impressão é a de que não houve maquiagem no registro. A intensa participação do público - perceptível, por exemplo, no coro fervoroso feito em Te Levar Daqui (Thiago, Pelado, Marcão, Champignon e Chorão), tema pop propagado na abertura de temporada do seriado juvenil Malhação (TV Globo) - expõe a conexão do grupo com o chamado povão. Talvez porque músicas como o reggae Tudo Que Ela Gosta de Escutar (Thiago, Pelado, Marcão, Champignon e Chorão) tenham sido compostos sob a ótica dos oprimidos - no caso, remoendo a velha história do rapaz pobre esnobado pela família da namorada rica. Entre reggaes (Pontes Indestrutíveis e Dias de Luta, Dias de Glória) e temas mais pesados (O Coro Vai Comê e Descubra o que Há de Errado com Você), o show transcorre azeitado com a presença de convidados em sintonia com o universo da banda. Definido em cena por Chorão com termos-clichês como "lenda viva", Marcelo Nova é recebido pelo público com seu grito de guerra - "Bota pra Fuder", recorrente nos shows de sua extinta banda Camisa de Vênus - e faz bater agitado seu Coração Satânico (Marcelo Nova). Já Marcelo Falcão expõe afinidades entre Charlie Brown Jr. e O Rappa ao se juntar ao grupo santista em Me Deixa (Marcelo Yuka, Marcelo Falcão, Xandão, Marcelo Lobato e Lauro Farias) e  no reggae Não É Sério (Chorão, Champignon, Pelado e Negra Li). Afinidades reais, mas camufladas, já que O Rappa faz parte do clube dos incensados pela mídia ao passo que Charlie Brown Jr faz parte do clube dos indesejáveis jogados na vala comum da indiferença pela mídia que persegue o hype. Zeca Baleiro sempre deu valor a Charlie Brown Jr - a ponto de ter realçado a beleza da melodia de Proibida pra Mim (Grazon) (Thiago, Pelado, Marcão, Champignon e Chorão) em gravação feita em seu álbum Líricas (2000). Por isso mesmo, a presença de Baleiro em  Música Popular Caiçara - rebobinando a mesma Proibida pra Mim em registro que entrelaça a sua abordagem com a pegada da gravação original do grupo - soa extremamente coerente. Aliás, a força do que poderia ter resultado em mero registro ao vivo de show vem justamente da sinceridade que legitima a gravação. Para ouvir sem pré-conceito.

13 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Figura controvertida na cena musical brasileira, Chorão tem levado adiante sua banda Charlie Brown Jr com valentia, sem fazer gênero ou pose. Música Popular Caiçara - Charlie Brown Jr ao Vivo , registro ao vivo de show posto nas lojas neste mês de maio de 2012 nos formatos de CD e DVD, esbanja energia e autenticidade. Calorosa, a gravação ao vivo combina números captados em shows em Santos (SP) - terra natal do grupo que alcançou projeção nos anos 90 com sua fusão de reggae, rap e rock - e Curitiba (PR). A impressão é a de que não houve maquiagem no registro. A intensa participação do público - perceptível, por exemplo, no coro fervoroso feito em Te Levar Daqui (Thiago, Pelado, Marcão, Champignon e Chorão), tema pop propagado na abertura de temporada do seriado juvenil Malhação (TV Globo) - expõe a conexão do grupo com o chamado povão. Talvez porque músicas como o reggae Tudo Que Ela Gosta de Escutar (Thiago, Pelado, Marcão, Champignon e Chorão) tenham sido compostos sob a ótica dos oprimidos - no caso, remoendo a velha história do rapaz pobre esnobado pela família da namorada rica. Entre reggaes (Pontes Indestrutíveis e Dias de Luta, Dias de Glória) e temas mais pesados (O Coro Vai Comê e Descubra o que Há de Errado com Você), o show transcorre azeitado com a presença de convidados em sintonia com o universo da banda. Definido em cena por Chorão com termos-clichês como "lenda viva", Marcelo Nova é recebido pelo público com seu grito de guerra - "Bota pra Fuder", recorrente nos shows de sua extinta banda Camisa de Vênus - e faz bater agitado seu Coração Satânico (Marcelo Nova). Já Marcelo Falcão expõe afinidades entre Charlie Brown Jr. e O Rappa ao se juntar ao grupo santista em Me Deixa (Marcelo Yuka, Marcelo Falcão, Xandão, Marcelo Lobato e Lauro Farias) e no reggae Não É Sério (Chorão, Champignon, Pelado e Negra Li). Afinidades reais, mas camufladas, já que O Rappa faz parte do clube dos incensados pela mídia ao passo que Charlie Brown Jr faz parte do clube dos indesejáveis jogados na vala comum da indiferença pela mídia que persegue o hype. Zeca Baleiro sempre deu valor a Charlie Brown Jr - a ponto de ter realçado a beleza da melodia de Proibida pra Mim (Grazon) (Thiago, Pelado, Marcão, Champignon e Chorão) em gravação feita em seu álbum Líricas (2000). Por isso mesmo, a presença de Baleiro em Música Popular Caiçara - rebobinando a mesma Proibida pra Mim em registro que entrelaça a sua abordagem com a pegada da gravação original do grupo - soa extremamente coerente. Aliás, a força do que poderia ter resultado em mero registro ao vivo de show vem justamente da sinceridade que legitima a gravação. Para ouvir sem pré-conceito.

Luca disse...

Mauro elogiando Charlie Brown Jr. é algo que nunca imaginei de ver aqui. O grupo é bom mesmo... Tem um disco deles, Bocas ordinárias acho, que pra mim é igual a um disco do Rappa

aguiar_luc disse...

Emocionado demais ao ler tudo isso Mauro! Os meninos são muito do Caralho mesmo!!!!

Anônimo disse...

Citar sem gênero, pose e com auntencidade pra falar do Charlie Brown?!
Alguma coisa tá fora da ordem mundial/musical.
Não enxergar/sentir a diferença entre a turma de Chorão e O Rappa é coisa de míopes/incautos.
O hype é uma m****, mas dizer que é bom só porque ele diz que é ruim tb é.
O Zeca Baleiro ao elogiar Chorão e Cia faz isso. Ou seja, dá uma de Caetano.
Vira uma "comadre linguaruda".

PS: Toda vez que vejo uma notícia sobre o Charlie Brown lembro da música Embustation do Mundo Livre S/A. Cai como uma luva pra eles.
Ouçam no youtube e comprovem.

Anônimo disse...

Só pra complementar.
Embustation tb, ou principalmente, detona o hype.

Pedro Progresso disse...

Mauro, muito curioso vc falar sobre CBJr, pq recentemente peguei o Acústico dos caras pra ouvir (eu tinha na minha adolescência) e, de fato, passados quase 10 anos, reconheci que ali tem canções boas e uma banda sólida. Não conheço a discografia deles em detalhes, mas é um caso que chama a atenção pq ainda não se faz jus a essa qualidade que eles tem e esse cd comprova. Vou procurar esse novo dvd.

Maria disse...

Zé Henrique, pra te acalmar rsrsrs já sabe da novidade? parece que o trio da Nação Zumbi Lúcio Maia, Pupilo e Dengue farão parte da banda de Marisa Monte em sua nova turnê.

Felipe dos Santos disse...

Uma pergunta: Champignon e Marcão, regressados à nave-mãe, já fazem parte da banda do DVD?

Só para constar: Chorão se divide entre fãs e detratores. Sou um detrator. Mas gosto de Champignon. É dos melhores baixistas de sua geração.

Felipe dos Santos Souza

Anônimo disse...

Eu gosto ouço sempre, marcaram muito algumas músicas, mas CBJ. ao vivo gosto muito não.

Anônimo disse...

Eu estou calmíssimo, Marycota.
Aliás, estava até vc me dá essa PÉSSIMA notícia. Qual a fonte desse triste fato?
A atual Marisa é caída demais, além de denotar a batida de botas da Nação.
- No meio dessa semana a Nação Zumbi divulgou um comunicado dizendo que estava entrando em recesso de shows para cuidar de projetos paralelos e do lançamento do próximo disco -
Pensei que os caras iam lançar mais um disco, fazer uma turnê e aí sim morrer bonito - deixando saudade.
Até falei para alguns amigos: Vcs querem apostar como na próxima turnê(não me referia a essa e sim a próxima daqui a, sei lá, 5/6 anos) de Marisa Monte os três da Nação vão estar lá?
É isso. Como meu pai diz:
Quer ver Deus sorrindo? Conte seus planos a ele. Ele sorrir porque muda tudo!

PS: Não oula Charlie Brown por pós-conceito.

Maria disse...

Zé, eu vi em um site da internet a notícia aqui o link: http://www.sidneyrezende.com/noticia/170489+marisa+monte+e+seu+jorge+farao+show+nas+olimpiadas+de+londres é bastante provável apesar de não ter nenhum comunicado oficial devido ao recesso da banda faz sentido.

Anônimo disse...

Valeu, Marycota. Deve rolar isso mesmo.
Quem sabe os três zumbis não dão uma, se ela deixar, azeitada no som pra lá de cansado da Marisa, né?

Maria disse...

Torço por isso Zé!