Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

100 anos de Gonzaga são festejados em CD que une Catto, Elba e Jeneci

Já está em produção na Lua Music, sob a batuta de Thiago Marques Luiz, um disco duplo que celebra o centenário de nascimento de Luiz Gongaga (1912 - 1989). O tributo vai apresentar gravações inéditas de músicas do Rei do Baião por nomes como Amelinha, Dominguinhos, Elba Ramalho, Fagner, Filipe Catto, Marcelo Jeneci, Maria Alcina e Verônica Ferriani, entre outros.

12 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Já está em produção na Lua Music, sob a batuta de Thiago Marques Luiz, um disco duplo que celebra o centenário de nascimento de Luiz Gongaga (1912 - 1989). O tributo vai apresentar gravações inéditas de músicas do Rei do Baião por nomes como Amelinha, Dominguinhos, Elba Ramalho, Fagner, Filipe Catto, Marcelo Jeneci, Maria Alcina e Verônica Ferriani, entre outros.

lurian disse...

Os convidados são interessantes e o repertório do Rei tem muito o que propiciar ainda.
Gosto das incursões do Djavan no repertório do Gonzaga. Sinto falta de convidarem artistas como Teca Calazans, Roze, Diana Pequeno e Terezinha de Jesus para esses projetos. As últimas bem poderiam voltar a gravar...

Maria disse...

Dos convidados citados gosto do Zé Ramalho, Dominguinhos e do Marcelo Jeneci. Não sou fã do Luiz Gonzaga, mas respeito bastante a sua obra Marisa Monte, fez uma versão magistral da música O Xote Das Meninas no álbum Barulhinho Bom.

ouisa55 disse...

Adendo ao comentário de Lurian: Guadalupe também. Quando mesmo que saí o disco?

Anônimo disse...

Pra mim as três imagens(como personagens) mais fortes/impactantes da música são:
Luiz Gonzaga, Jimi Hendrix e Secos & Molhados.

PS: Verdade Mary, versão LINDONA de Marisa no Barulhinho Bom.
Ahh, tá na hora de virar fã do Gonzagão. O cara foi um monstro!

André Luís disse...

Shoooow! Espero que o Gonzagão receba muitas homenagens mais durante esse ano de seu centenário!

Maria disse...

Zé Henrique, o acordeom do Waldonys nessa versão show de bola!!

KL disse...

LG é a personalidade musical mais importante da primeira metade do século XX, a outra metade fica com João Gilberto. O centenário, porém, só será honrado à altura desse gênio maior se relançarem a discografia completa dele na RCA Victor, com as capas na íntegra e, se possível, fichas técnicas. Esses álbuns-homenagem são, na verdade, uma reunião de 'bacanas' que pouco ou nada têm a ver com o mestre Gonzagão. O povo brasileiro merece ouvir e reouvir essa obra completa e magnífica na voz do próprio.

Eduardo Cáffaro disse...

Concordo com KL. Tenho alguns CDs que foram relançados, mas a edição é horrivel, sem as letras, sem informações. Ta na hora e no ano de relançarem a obra completa na caixa e fora da caixa tb que fica mais em conta pra ir comprando aos poucos. Essas homenagens sempre acabam entrando gente que não tem muito a ver com o artista. Tipo Wanessa ex-camargo, que medo ....

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Cáffaro disse...

KL, com certeza venderia ! óntem mesmo conversei com 2 amigos produtores tb, da área de espetáculos de dança, que vão trabalhar LG esse ano, e vieram buscar material comigo, pois não encontraram muita coisa por ai.
Ouvi até dizer que existe um show que LG fez com Elba Ramalho em Juazeiro cantando só os forrós do Seu Lua. Isso ninguém lança ?? Deve ser bem legal.

KL disse...

Eduardo,

Luiz Gonzaga tem tantas coisas interessantes em sua obra a serem discutidas e divulgadas que poderia entrar até nos livros de História do Brasil.

Grande abraço!
P.S.: há um álbum sensacional (ainda inédito em cd), chamado "LG Canta para a Juventude", em que ele interprete Edu Lobo, Jobim, Caetano, Gil, Capinam, AC&Jocafi, entre outros, que é um capítulo à parte na discografia, na qual, na minha opinião, não há um só disco ruim. E isso é um fenômeno!