Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 8 de julho de 2011

'Vai ser uma coisa nova', diz Gal sobre o disco com músicas de Caetano

Doce é o provável título do disco que Gal Costa vai lançar em setembro de 2011 somente com músicas de Caetano Veloso, quase todas inéditas. “Não vai ter nada a ver com nenhum disco que eu já fiz na vida, nem com nenhum disco que ele [Caetano] já fez na vida. Vai ser uma coisa nova, repertório novo, tudo novo, mas é claro que tem a ver com o passado porque a nossa história está impregnada na gente”, contextualizou Gal em entrevista à edição de julho da revista Rolling Stone. Idealizado por Caetano, o CD foi produzido por Moreno Veloso, com intervenções de Kassin. Assinada por Ronaldo Evangelista, a reportagem com Gal e Caetano - vistos juntos em foto feita por Victor Affaro para a revista - estampa a capa da Rolling Stone.

34 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Doce é o provável título do disco que Gal Costa vai lançar em setembro de 2011 somente com músicas de Caetano Veloso, quase todas inéditas. “Não vai ter nada a ver com nenhum disco que eu já fiz na vida, nem com nenhum disco que ele [Caetano] já fez na vida. Vai ser uma coisa nova, repertório novo, tudo novo, mas é claro que tem a ver com o passado porque a nossa história está impregnada na gente”, contextualizou Gal em entrevista à edição de julho da revista Rolling Stone. Idealizado por Caetano, o CD foi produzido por Moreno Veloso, com intervenções de Kassin. Assinada por Ronaldo Evangelista, a reportagem com Gal e Caetano - vistos juntos em foto feita por Victor Affaro para a revista - estampa a capa da Rolling Stone.

Jorge Reis disse...

Gal aida dá tempo, venha para a luz...

João Victor Torres disse...

A maior cantora que o Brasil já viu e ouviu.

Mauro, guarde isso para você e se já souber reverencie como nunca o valor de Gal nesse Blog. É o mínimo que se pode esperar.

Tudo foi feito ... disse...

O álbum mais aguardado do Brasil!
Finalmente o novo trabalho de Gal Costa !

Tudo foi feito ... disse...

Gal aida? Me perdi ! rsrs
VOZ e Luz nunca faltaram pra Gal !
Voz entao nem se fala!
Tempo: 50 anos cantando magistralmente.
Que orgulho que tenho de ser brasileira essa grande cantora! Que orgulho ver que ela está ativa, cheia de luz e voz aos 66 anos.
Que orgulho nós brasileiros sentimos, em saber que foi aqui, o lugar onde nasceu uma das maiores cantoras do mundo.
Viva Gal e toda sorte e boa energia p esse novo álbum!
Eu sinto isso! ORGULHO !

douglascigarramarron disse...

Gal ainda é a nossa melhor cantora e tem que tomar o lugar que abriu mão por por preguiça.
Que venha esse albúm e de frescor e luz a carreira dessa notavel cantora,sem duvidas uma das melhores do planeta.

Vladimir disse...

Salve!! Salve!! Gal!!!

Estou curioso para ouvir de quanta novidade é esta!!

Fabio disse...

Agora fiquei ansioso! Pôxa, apenas em setembro? Torço para que não seja um CD meloso, sempre me pergunto porque os cantores e cantoras gostam de música melosa, meio Ana Carolina. Sei que Gal gravou com a Banda Cê de Caetano, então acho que uma Gal setentista vem por aí. Será?!

Anônimo disse...

Tomara que ela faça show! e não invente de cantar tom jobim de novo e cometer com esse disco o mesmo erro de "aquele frevo axe"

lurian disse...

Gosto quando Gal inova! Ela precisa mesmo dar uma sacudida.

Santana Filho disse...

'Quem é GAL já nasce feito...'

Só não custa se 'refazer' de vez em quando.

GRANDE GAL!!!

André disse...

Desde os anos 80 que Gal não lança nada interessante, como foi nos 70. Tirando O sorriso do gato de Alice", o resto foi sofrível.

Gill Sampaio Ominirò disse...

O álbum mais aguardado do Brasil! (2)

Maior cantora da História dese país.

Unknown disse...

Acho que vem mais uma virada na carreira da Gal. Curti muito o fato dela declarar que nao sera nada parecido com o que ela ja produziu, isso so fez agucar a minha curiosidade.
Tambem comemoro o fato de Gal nao lancar mao de nada radical na ansia de querer parecer jovem, os anos vem vindo e ela continua bonita, sem artificialismos.
O aniversario sera dela, mas o presente quem vai ganhar somos todos nos que admiramos essa grande cantora.

Eduardo Cáffaro disse...

Vamo Cumê "o doce" de Caetano com Gal ! Vamo cumê Poesia ! Que foto linda, chegou a emocionar, quando me lembrei do primeiro album de Gal e Caetano juntos - Domingo. E agora vendo os dois juntos novamente depois de tantos anos reunidos num trabalho com tanto significado para ambos e para a música brasileira. Para mim essa foto diz : É preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte !!!

Eduardo Cáffaro

Luca disse...

A reportagem adianta alguma coisa sobre o disco além do nome?

Fabio disse...

Acabei de ler a Rolling Stone. Nada de novo, as mesmas histórias de sempre...não gastem $$$. Quem gosta de Gal já sabe de tudo que saiu nessa matéria.

Ypondah disse...

GAL jamais deixará de ser a maior cantora do Brasil. Acaso Sarah, Ella ou Billie perderam o cargo de diva maior depois que envelheceram ou morreram?

Chabacano disse...

Quem conhece o candomblé como Gal, sabe aonde há luz de verdade. Salve Gal, a destemida! Ela já ousou muito ao longo da vida e não tem que provar mais nada, mas mesmo assim ela nunca se cansa de "catar" algo novo para cantar.

Luciano disse...

GAL A MAIOR DE TODOS OS TEMPOS. TÍMBRE ÚNICO E AVELUDADO. ÚNICO CRISTAL DA MPB. UMA VERDADEIRA ESTRELA. SUA VOZ É UM INSTRUMENTO INCOMPARÁVEL.

KL disse...

milagres são raros mas acontecem. Então, esperemos que Gal:

1. Faça aula de canto para recolocar a voz no lugar e corrigir a emissão esganiçada que usa desde 1990;

2. Volte a gravar novos autores (exceto Lenine, Zeca Baleiro, Chico César e afins) e a produzir álbuns ensolarados;

3. Em lugar de Jobim, grave um disco dedicado, por exemplo, à linda e injustamente menosprezada obra de Moraes Moreira para (re)começar. Com umas duas marchinhas carnavalescas se possível.

É isso aí.

Tudo foi feito ... disse...

Genteeeeee:

Os álbuns de Gal durante os anos 90 são irretocáveis, voz fantástica, tudo impecável !

Agora ter que ler isso:
1. Faça aula de canto para recolocar a voz no lugar e corrigir a emissão esganiçada que usa desde 1990;

_________________________

Gal fazer aula de canto?

Ela tem que dar aula de canto p/ outras, isso sim ! Ela NUNCA fez aula de canto, NUNCA precisou, nasceu pronta, artista de verdade, única. Não é como as outras ! O povo pra defender suas cantoras preferidas adoram colocar a Gal p/ baixo e escrevem qualquer coisa, tudo vale. Agora mandar a Gal fazer aula de canto, superou !

Ai, tem dó né !

Jorge Reis disse...

Quando pedi que Gal voltasse para a luz, estava me refirindo a "cilada" que é um projeto pilotado por Caetano, quem duvidar é só ouvir os seus ultimos trabalhos...
Gal, não é a melhor e nem a unica de todos os tempos, mas ainda é a melhor cantora viva do país.
Ela inventou o seu canto e sempre foi atrás do novo, acertou quando gravou Vander Lee, para dar um exemplo de tantos outros excelentes compositores lançados pela sua voz cristalina...
Por isso peço mais uma vez, "Gal volta para a luz ainda dá tempo..."

KL disse...

não sou fã de nenhuma cantora nem fiz crítica à performance atual de GC para rebaixá-la. Nenhum artista nasce pronto, mas com os dons, que lapida se quiser. No caso de minha conterrânea, além das providenciais aulas de cato, ela prexisa de boa direção musical, bons arranjadores e, claro, boas canções. Nesse caso, optar pelas mais alegres ajudará muito numa hipotética (e improvável recuperação artística, pois, se não for assim, daqui a pouco nem mesmo os fãs alucinados pagarão para ouvi-la.

Para endossar a campanha do comentário anterior: Gal, volte para a luz. Para buscar inspiração, ouça atentamente aquela voz soprada da fase anos 1970, a melhor, tipo: ¨Belezas são coisas acesas por dentro¨, ou ¨tá tudo solto na plataforma do ar¨.

william disse...

Que expectativa pela chegada desse CD, Caetano e suas canções surpreendentes e suas inesgotáveis variações poéticas vão reativar o canto maravilhoso de Gal !!!

Tudo foi feito ... disse...

Fico imaginando se fosse fã de alguma cantora?
Então tá bom !!!
Agora a Gal tem que fazer aulas canto p/ aprender a cantar direito !
Desde 90 que ela não canta bem mais !

Ai ai ai cada uma viu !

Fernando Dasilva disse...

...quanto a mim, da ultima vez que constatei Gal cantando, nao me pareceu que ela estava precisando de fazer aula de canto, alias, nem a mim, nem aos 4 mil pagantes que a aplaudiram de pe no Carnegie Hall.

Ela deveria mesmo abrir o novo show cantando esta vinheta:

" esses mocos, pobres mocos, ah se soubessem o que eu sei, nao amavam, nao passavam aquilo que eu ja passei..."

Pra mim ela sera sempre uma voz indispensavel, independente do que cante e de quem ela cante.

" Cante Gal, nao pare! Voce sabe."

KL disse...

todo fã, em geral, não consegue perceber os erros do seu artista predileto e aceita tudo sem questionar. Essa Gal pós-70 em nada tem a ver com o que a celebrizou: um canto preciso, cristalino (não esganiçado), ora *soprado*, ora forte, enfim, uma mescla de suavidade com agudos lancinantes. A Gal de agora em NADA lembra a que, um dia, chegou a rivalizar com a monumental e insuperável Elis Regina.
Não sou fã de nenhum artista, apenas admirador de alguns, o que não me impede de perceber certos defeitos. Em relação a Gal, repito, a questão hoje é má colocação vocal, produções e arranjos equivocados, enfim, para resumir, hoje o canto dela é cheio de vibrato e, às vezes, lembra as vozes daquelas cantadeiras de missa (exemplo: *Língua*, *Você e Você*, *Brasil* etc). E a maioria das releituras atuais de clássicos é para lá de burocrática.
Porém o mais espantoso é que ninguém tenha dito isso a ela e a aconselhado a retomar pelo menos um pouco do seu adorável canto dos anos 60-70 até meados dos 80.
Quanto a aplausos em Carnegie Hall e afins, acho natural pois, além do prestígio conquistado, ela tem muita sorte de manter seu público fiel mesmo sendo uma espécie de ex-Gal Costa. Uma desperdício.

Fernando Dasilva disse...

Bom KL eu devo dizer que respeito muito seu ponto de vista mas sabe mesmo o que eu acho: que eu nao tenho autoridade nenhuma e nenhum respaldo que me garanta ser especialista em ditar a artistas do nivel de Gal o que fazer em relacao ao timbre dela - que eu acho muito mais colorido e belo do que o de Elis, o que fazer com os produtores que a cercam, com o repertorio que grava, com a roupa que veste e com nada mais que mesmo eu possa nao gostar. Nao sou cego e acho um equivoco muitas pessoas aqui no blog do Mauro achar que todos os fans de Gal sao cegos. Nao somos. Desta Gal, que pra mim eh composta de todas as Gals que voce citou, eu gostarei ate os fins dos meus dias. Todos nos cometemos equivocos em nossas vidas. Amizades sao desfeitas..amores esquecidos...felizes associacoes as vezes se transformam em amargas rupturas...sonhos se tornam pesadelos...mas isto eh viver.

O que me incomoda eh a tendencia horroroza de que muitas pessoas teem em destruir o que ja eh belo por si. O mais importante seria falar que Gal esta viva, que eh produto nosso, brasileira-baiana ate a alma, que eh cortejada e respeitada por criticos do mundo inteiro e que eleva o nome do nosso pais ao maximo. Que se sustenta, que tem trabalho, que ainda esta cantando. Ela eh nossa, gente! E pronto!

Tudo foi feito ... disse...

Querido Fernando, concordo com você, o brasileiro infelizmente coloca p/ baixo seus grandes artistas, tem a cabeça parecida com a do KL, (sem querer ofender), parou nos anos 70 (estagnou). Gal é a maior cantora de todos os tempos. Infelizmente fãs de outras cantoras precisam colocar Gal p/ baixo, só assim conseguem enaltecer as "outras". Fazer o que né, temos que ler essas coisas. Continuo afirmando, Gal é um orgulho que nós brasileiros temos que ter. Uma das maiores cantoras do mundo.
É muito dificil concordar com algumas coisas que são ditas aqui e ficar quieto.
Só para citar um exemplo: Como alguém consegue falar que Gal Costa só cantou bem nos anos 70, é dificil ler isso ! Uma das coisas mais belas que eu já ví, foi quando Gal Costa cantou com Tom Jobim, no espetáculo que eles fizeram juntos pelos USA. Alí está o registro de uma das maiores cantoras do planeta, uma das vozes mais lindas já existentes. E aí somos obrigados a ler que somos fãs e não vemos defeitos.
Aí pergunto|: Merece crédito pessoas que afirmam que ela só cantou bem nos anos 70 ?
Pelo que eu saiba, esse show com Tom Jobim foi no final dos anos 80, quase 90. Isso foi um exemplo, nem vou me estender falando dos anos 90 e mesmo 2000. Um dia essas pessoas acordam e enquanto isso não ocorre, vão escutar o trabalho dessa grande artista, nunca é tarde.
Abraços p/ todos e p/ vc Mauro !

Marcello disse...

ENTAO FICAMOS COMBINADISSIMOS ASSIM:

GAL CANTOU MUITO MAL NO SORRISO DO GATO DE ALICE OU NO PLURAL.
HAHAHA


NA RESENHA DO SHOW PLURAL, A TEMIVEL MARIA HELENA DUTRA AFIRMOU QUE SO TINHA VISTO DESEMPENHO VOCAL DAQUELE NIVEL EM ELIZETH E ELIS
NA RESENHA DO SHOW SORRISO, TARIK DE SOUZA NO GLOBO ESCREVEU QUE O CANTO DE GAL ESTAVA NUM NIVEL TAO ELEVADO QUE BANCAVA UMA COMPARAÇÃO COM ELIS E QUE A VERSÃO QUE ELA APRESENTOU DE CANTO TRISTE ERA SUPERIOR AO DE ELIS.

Eduardo Cáffaro disse...

Caramba ! A briga ta feia heim ! Minha singela opinião como profissional ( prof de música e de canto ) O canto de Gal Costa sempre se guiou pela intuição e emoção. Em cada época, seu canto retratava sua postura em relação ao que estava acontecendo no Brasil, e com seus amigos. Nos anos 80 assim como tantas outras, entrou na era dos teclados eletrônicos, e fez albuns que tinham a ver com o acontecia. Mesmo o injustiçado LUA DE MEL, tem faixas maravilhosas como ME FAZ BEM, TODOS OS INSTRUMENTOS, que foram apagadas pela crítica negativa. Nos 90 , continuou se renovando com o show e album Plural, de repertório perfeito. E depois o tão polêmico e excelente show e album O SORRISO DO GATO DE ALICE, época em que para mim, seu canto estava em sua melhor forma. A partir de 2000 sua produção foi mais tranquila, com albuns que ao meu gosto tem faixas ótimas e outras dispensáveis. Até lançar HOJE, album em que eu canto reaparece com vigor e paixão. Tenho vários alunos jovens ( entre 16 e 22 anos ) que adoram MAR E SOL, VOYEUR, TE ADORAR E SEXO E LUZ. Depois Gal passou um tempão fora do Brasil cantando os clássicos da Bossa nova, repertório que os gringos adoram. Recentemente, fez plástica, emagreceu, curte seu filho e fez turne com Luiz Meira, acompanhada apenas por 1 violão. Sinto muito gente : Não é pra qualquer uma. E agora vem com um trabalho todo inédito, com seu parceiro do primeiro DISCO que lançou em 1967. Tudo isso só pra lembrar um pouco a trajetória de uma cantora que já teve várias fases. Não vamos agora querer que ela tenha o mesmo TIMBRE VOCAL de outras épocas, pois isso muda com o tempo, e beira a ignorância sobre o assunto. Escutem Bethânia em 1970 e Bethânia em 2010, é completamente diferente, e ambas tem sua beleza. Escutem Simone em 1974 e Simone em 2011, Elba então mudou totalmente. Whitney perdeu a voz. Barbra Streisand perdeu o viço, Mariah Carey parece outra cantora se escutarmos o primeiro cd. Só pra citar algumas ...
então HELLO !!! Vamos estudar um pouquinho antes de declarar achismos como verdade. abraços !!!

KL disse...

Peço aos fãs-de-carteirinha que leiam com atenção os meus comentários: em nenhum momento dissse que ela só cantou bem até os anos 70, mas até meados dos anos 80. Em relação aos 90, realmente, mantenho minha opinião (também estudei canto, sou mpusicvo, pesquisador, compositor, letrista, artista plástico, fotógrafo) e não sou achista parcial. Gosto demais, por exemplo, de *Todos os Instrumentos*, aqui citada, de *Nua Ideia*, de *Mar e Sol*, da versão de *Errática* que ela cantou ao vivo no programa televisivo de José Mauricio Machline (não gosto da versão gravada no disco). Enfim, salvam-se algumas faixas muito boas, mas é pouco para quem tem um timbre tão bonito, mais bonito que o de Elis, com certeza, mas em termos técnicos a emissão, repito, é equivocada e desagradável (também estudei canto e posso ensinar a quem de direito).
No mais, eu sinceramente desejo que ela (re)encontre seu caminho e ligue as pontas com a alegria, porque *tristezas não pagam dívidas*.
Citaram Simone: a voz continua praticamente a mesma, bonita e emotiva, peca entretanto no repertório. Bethânia, hoje, é um pouco diferente mas continua interessante embora já se perceba uma certa inclinação para o vibrato dos cantores *sertanejos*; Elba é quase outra, e para mim não se salva quase nada do que tem gravado de 1983 para cá.
É por aí, em resumo, em relação ao novo disco de GC, eu torço para que eu me surpreenda positivamente. Diante do que se tem ouvido ultimamente, só um milagre. Mas eu também acredito em milagres.

Fernando Dasilva disse...

"...cada um sabe a dor e a delicia de ser o que eh..."

Venha Gal!
Venha com tudo!
Venha com nada!
Venha de qualquer jeito!
Me assuste!
Eu to contigo e nao abro, mora!

"...e o resssto, bobagens. bobagens..."