Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Zezé entrelaça Melodia e Macalé em CD feito pela gravadora de Zé Pedro

Atriz que também despontou como cantora nos anos 70, com expressiva discografia que se diluiu a partir da década de 80, Zezé Motta volta ao mercado fonográfico em fevereiro de 2011 com o lançamento de Negra Melodia. Sétimo álbum solo de Zezé, Negra Melodia é um dos quatro títulos iniciais da gravadora Joia Moderna, aberta pelo DJ Zé Pedro e voltada para cantoras. Em Negra Melodia, a intérprete entrelaça as obras de Luiz Melodia - de quem gravou três músicas (Magrelinha, Dores de Amores e O Morro Não Engana) em seu primeiro álbum solo, Zezé Motta (1978) - e Jards Macalé. De Macalé, Zezé já havia registrado Sem Essa em seu terceiro álbum solo, Dengo (1980). Sem reviver essas músicas já gravadas, Zezé prioriza no disco Negra Melodia outros temas dos dois compositores, ambos jogados involuntariamente na vala dos malditos da MPB dos anos 70. Da obra de Macalé, por exemplo, Zezé revive Soluços, tema lançado pelo compositor em um compacto (hoje raríssimo) de 1970.

7 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Atriz que também despontou como cantora nos anos 70, com expressiva discografia que se diluiu a partir da década de 80, Zezé Motta volta ao mercado fonográfico em fevereiro de 2011com o lançamento de Negra Melodia. Sétimo álbum solo de Zezé, Negra Melodia é um dos quatro títulos iniciais da gravadora Joia Moderna, aberta pelo DJ Zé Pedro e voltada para cantoras. Em Negra Melodia, a intérprete entrelaça as obras de Luiz Melodia - de quem gravou três músicas (Magrelinha, Dores de Amores e O Morro Não Engana) em seu primeiro álbum solo, Zezé Motta (1978) - e Jards Macalé. De Macalé, Zezé já havia registrado Sem Essa em seu terceiro álbum solo, Dengo (1980). Sem reviver essas músicas já gravadas, Zezé prioriza no disco Negra Melodia outros temas dos dois compositores, ambos jogados involuntariamente na vala dos malditos da MPB dos anos 70. Da obra de Macalé, por exemplo, Zezé revive Soluços, tema lançado pelo compositor em um compacto (hoje raríssimo) de 1970.

THIAGO disse...

Caro Mauro, voce so esqueceu de colocar que o disco foi idealizado e produzido por mim. Alias, fui eu tambem quem produzi o da Cida Moreira e os outros dois titulos iniciais do selo.
Thiago Marques Luiz, SP.

Mauro Ferreira disse...

Oi, Thiago, postarei em breve uma nota mais institucional do selo e resenhas detalhadas de cada disco nas quais seu nome será devidamente citado. Abs, MauroF

Denilson Santos disse...

Excelente cantora que foi sendo encoberta pela excelente atriz.

Promete ser um excelente disco. Excelente notícia.

abração,
Denilson

Eulalia Moreno disse...

Li no Blog do DJ Zé Pedro sobre a parceria dele com o Thiago Marques Luiz nas ediçoes que voce referiu e em outras . Vem coisa boa por aí!! Conheço o trabalho Thiago, um jovem pesquisador sério, um exemplo para muitos, por vêzes mal reconhecido e que tem prestado um serviço precioso para a memória da nossa MPB.O disco que ele produziu com músicas da Maysa é algo assim antológico. Parabéns a ambos! Nós só teremos a ganhar com isso.

Abraço
Eulalia

Edyr Augusto Proença disse...

Amigos
Eu gostaria de saber como adquirir este cd e os demais que saíram na primeira fornada deste novo selo.
Edyr Augusto
edyrap.bel@terra.com.br

Alexandre Siqueira disse...

Excelente notícia! Adoro Zezé!!!