Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Wood se leva a sério como cantor de rock e blues em 'I Feel Like Playing'

Resenha de CD
Título: I Feel Like Playing
Artista: Ronnie Wood
Gravadora: Eagle Records / ST2
Cotação: * * *

Sétimo álbum da discografia solo de Ronnie Wood, I Feel Like Playing não vai alterar o status do guitarrista dos Rolling Stones. No CD, Wood solta sua voz rouca - quase nunca ouvida nos Stones - em uma safra de dez inéditas, às quais adicionou regravações de Spoonful (tema do repertório do bluesman Willie Dixon) e Catch You (Paul Hyde e Bob Rock). Com capa que exibe uma das pinturas de Wood, I Feel Like Playing é, em essência, um disco de rock e blues - ainda que contenha já segunda faixa um reggae, Sweetness my Weakness, no qual figura o guitarrista Slash. Com a autoridade de quem tem no currículo atuações como guitarrista em grupos como The Birds e The Faces, Wood recrutou time estelar de convidados para seu disco solo. Tecladista do Faces, Ian McLagan toca em cinco das doze faixas, inclusive numa que tem clima explicitamente stoniano, Lucky Man. Já Billy Gibbons, do ZZ Top, imprime a assinatura marcante de sua guitarra no rock Thing About You, uma das faixas mais enérgicas do álbum, e no blues I Gotta See. Aberto com Why You Wanna Go and Do a Thing Like that for?, blues no qual figuram tanto Flea (baixista do Red Hot Chili Peppers) quanto Slash, I Feel Like Playing de certa forma poderia ter sido lançado nos anos 70, década em que Wood iniciou sua carreira solo. Mas, mesmo que tivesse sido feito naqueles anos, não iria alterar a cotação do artista na bolsa de valores musicais. I Feel Like Playing tem pegada e tem energia. Ronnie Wood se leva a sério como cantor de rock e blues. Mas não chega a sair da sombra dos Stones. E o fato é que vai passar para a História do pop como um dos excelentes guitarristas do rock.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Sétimo álbum da discografia solo de Ronnie Wood, I Feel Like Playing não vai alterar o status do guitarrista dos Rolling Stones. No CD, Wood solta sua voz rouca - quase nunca ouvida nos Stones - em uma safra de dez inéditas, às quais adicionou regravações de Spoonful (tema do repertório do bluesman Willie Dixon) e Catch You (Paul Hyde e Bob Rock). Com capa que exibe uma das pinturas de Wood, I Feel Like Playing é, em essência, um disco de rock e blues - ainda que contenha já segunda faixa um reggae, Sweetness my Weakness, no qual figura o guitarrista Slash. Com a autoridade de quem tem no currículo atuações como guitarrista em grupos como The Birds e The Faces, Wood recrutou time estelar de convidados para seu disco solo. Tecladista do Faces, Ian McLagan toca em cinco das doze faixas, inclusive numa que tem clima explicitamente stoniano, Lucky Man. Já Billy Gibbons, do ZZ Top, imprime a assinatura marcante de sua guitarra no rock Thing About You, uma das faixas mais enérgicas do álbum, e no blues I Gotta See. Aberto com Why You Wanna Go and Do a Thing Like that for?, blues no qual figuram tanto Flea (baixista do Red Hot Chili Peppers) quanto Slash, I Feel Like Playing de certa forma poderia ter sido lançado nos anos 70, década em que Wood iniciou sua carreira solo. Mas, mesmo que tivesse sido feito naqueles anos, não iria alterar a cotação do artista na bolsa de valores musicais. I Feel Like Playing tem pegada e tem energia. Ronnie Wood se leva a sério como cantor de rock e blues. Mas não chega a sair da sombra dos Stones. E o fato é que vai passar para a História do pop como um dos excelentes guitarristas do rock.